separador Contactos separador Newsletter separador Links separador Mapa do Portal separador  Executar Procura

cabecalho


icon 
 
Relações Internacionais
Cooperação 
 
 

Dezembro 2012

Conferência “Crossroads em Saúde”

O Auditório do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa acolheu a iniciativa intitulada “Crossroads em Saúde”, uma conferência onde especialistas discutiram a evolução das doenças cardiovasculares em Portugal e a importância da inovação em saúde.

A conferência da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, contou com a participação de Rui Ferreira, Diretor do Programa Nacional das Doenças Cérebro-Cardiovasculares, e Marco Costa, médico na Case Western Reserve University (Cleveland, Ohio, EUA), que dissertou sobre o sistema de saúde norte-americano e refletiu sobre a importância da inovação como desafio.

 

Outubro 2012

Ministra da Saúde da Sérvia visita Lisboa

A Ministra da Saúde da Sérvia, Slavica Dejanović , médica psiquiatra, visitou o Hospital Beatriz Ângelo e o Hospital São Francisco Xavier. Interessada no modelo das parcerias público-privadas, a Ministra da Saúde da Sérvia recebeu informação sobre estas parcerias e teve ainda oportunidade de conhecer algumas áreas do hospital de Loures: cirurgia de ambulatório, psiquiatria adulta e infantil, recobro, cuidados intensivos, entre outras.

Já no Hospital São Francisco Xavier, a Ministra da Saúde Slavica Dejanović visitou a unidade de neonatologia. Nesta unidade de saúde falou com médicos e enfermeiros e teve oportunidade de comparar a realidade portuguesa e sérvia no que respeita aos nascimentos.

A República da Sérvia é um país europeu com cerca de 10 milhões de habitantes, cuja capital é Belgrado. É uma ex-república jugoslava, que no dia 5 de junho de 2006, declarou sua independência. A 22 de dezembro de 2009 a Sérvia apresentou a candidatura oficial de adesão à União Europeia.

 

Setembro 2012

Delegação chinesa visita a ARSLVT

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) recebeu em setembro de 2012 a visita de uma delegação de saúde da China, da província de Hunan.

Esta província tem uma área de 211.800 Km2 e uma população de 67 milhões de habitantes. Nesta província chinesa, os cuidados médicos têm revelado um desenvolvimento recente, mas exponencial, contando com 4.097 unidades de saúde, 152 mil camas de hospital e 189 mil profissionais de saúde. Os habitantes da província de Hunan gozam de boas condições de saúde, com uma esperança média de vida de 73,6 anos, uma mortalidade infantil de 0,012% por cada 100 nascimentos e uma mortalidade materna de 0,04% por cada 100 nascimentos.

Na visita desta delegação a Lisboa, a ARSLVT deu a conhecer os mais importantes indicadores do serviço de saúde da região e foi realizada uma visita à Unidade de Saúde Familiar (USF) do Parque, onde foi dada a oportunidade de conhecer de perto uma unidade de cuidados de saúde primários, a sua organização e método de trabalho.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
pixel
pixel