separador Contactos separador Newsletter separador Links separador Mapa do Portal separador  Executar Procura

cabecalho


icon 
 
UNIDADES DE SAÚDE
ACES (Centros de Saúde) 
 

EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO

A criação de Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), a par da extinção das Sub-Regiões de Saúde, é um dos elementos estruturantes da reforma dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), visando uma estratégia de descentralização da gestão dos serviços.  

A criação das Unidades de Saúde Familiares, na vertente assistencial direta, e a reorganização dos centros de saúde - com a criação de unidades de decisão gestionária mais próximas dos cidadãos e dos serviços - são dois aspetos cruciais de um conjunto de transformações que, ao nível da saúde em geral e dos CSP em particular, visam responder com maior satisfação e eficácia às necessidades das pessoas.

Na Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo foram criados 15 ACES distribuídos por 5 sub-regiões estatísticas: Grande Lisboa, Península de Setúbal, zona Oeste, Médio Tejo e Lezíria do Tejo.
A população abrangida por cada ACES tem relação com a densidade populacional e outros factores demográficos, sendo maior em meios de maior densidade e menor em zonas de menor densidade.

Mapa de Agrupamentos dos Centros de Saúde

Contactos dos Directores Executivos dos ACES

 Última atualização: 2013.06.07

Distrito
Concelho
Freguesia
Nome